Getting Acquired
Andrew Gazdecki conta como construiu e vendeu suas empresas, mostrando o caminho do sucesso para demais empreendedores na venda de qualquer startup.

Nome | Getting Acquired: : How I Built and Sold My SaaS Startup |
---|---|
Autor(es) | Andrew Gazdecki |
Editora | Microaquire Publishing |
Ano da edição | 2021 |
Andrew Gazdecki é um empreendedor em série que tem sua trajetória marcada pelas vendas de algumas de suas startups. O sucesso nesse processo de venda de suas empresas foi tão relevante que o levou a fundar uma nova startup com o propósito de ajudar outros empreendedores a venderem seus respectivos negócios.
Como movimento natural após a criação desse novo empreendimento, Andrew lançou o livro Getting Acquired para compartilhar toda a sua história relacionada ao processo de venda de suas startups, trazendo dicas tanto para os empreendedores do lado da venda, quanto para os compradores. Segundo Andrew, a venda de uma startup segue um padrão típico, independentemente de seu segmento. É este padrão que ele tenta compartilhar em sua obra, e o faz muito bem e de forma detalhada.
Por favor, não me dê um emprego
Nos capítulos iniciais de Getting Acquired, o autor conta um pouco de sua história empreendedora, a fundação de suas empresas, as maiores dificuldades e suas motivações. Com 19 anos ele fundou seu primeiro negócio, um site que intermediava a venda de itens do jogo World of Warcraft. Depois passou para uma empresa voltada à serviços de freelancer. Esta foi sua primeira venda e o impulsionou a criar um outro negócio em seguida. Com este novo negócio, Andrew recebeu suas primeiras rodadas de investimento, trazendo novos sócios para sua empresa por um bom valor.
Não consigo estimar o quão importante é você amar o que faz. Se não for assim, qual seria o sentido de fazer algo? Você acabaria sendo escravizado por alguma atividade, sem o menor propósito. Isso não quer dizer que temos que estar o tempo todo nos divertindo com o trabalho, mas sim amá-lo em sua essência. É este amor que te traz o engajamento e força necessários para enfrentar os grandes obstáculos.
Como resolvemos o problema de escalabilidade
Andrew conta como teve que enfrentar o desafio de fazer a empresa crescer após o recebimento do primeiro aporte financeiro. Foram muitas horas dedicadas a discutir com colaboradores e ler todas os fóruns, revistas, e análises de seu segmento de negócio para entender qual deveria ser o caminho a ser seguido.
O autor destaca que empreendedorismo não é “tempo certo, lugar certo”. Você precisa criar suas próprias chances. Você precisa entrar em campo e observar o que as pessoas estão fazendo e falando. Foi assim, a partir de uma necessidade apontada por um cliente, que veio uma grande ideia que revolucionou a empresa e seu modelo de negócio, trazendo a tão desejada escalabilidade.
Outro ponto interessante trazido neste capítulo de Getting Acquired, é a ideia de que o investimento externo é uma consequência de um negócio bem sucedido. Nesta linha, se você pedir por um conselho a um investidor, receberá um investimento, se você pedir por investimento, receberá apenas um conselho. Foi justamente com essa naturalidade, que Andrew conseguiu fechar a primeira rodada de investimentos de uma startup sua. A reunião com o possível investidor foi baseada em pedidos de aconselhamento e vontade de aprender com um mentor.
Como eu descobri o valor de contar histórias
Este capítulo de Getting Acquired é dedicado à importância de entender que uma história bem contada sobre sua empresa e seu produto pode alavancar o negócio e te ajudar a atrair investidores e compradores. Após a definição de uma boa história, inicia-se o trabalho de contar essa história ao máximo de pessoas possíveis, o que inclui incansáveis emails para assessorias de imprensa e jornalistas.
Refinando o foco, redefinindo motivação e outros desafios
Um dos momentos mais interessantes da obra Getting Acquired, aqui Andrew conta um pouco sobre um dos principais desafios que ele teve em um de seus negócios, que foi quando a Apple trouxe restrições ao seu aplicativo, inviabilizando seu uso por milhares de clientes, trazendo muitas perdas e desgaste na empresa. Trata-se de um belo exemplo de como a dependência de terceiros pode levar uma empresa de sucesso à bancarrota, caso não tenha funcionários muito engajados, com senso de inovação e criatividade como seus pontos fortes.
Além disso, entender quais são os recursos chaves e os clientes chave do negócio, é fundamental para a sobrevivência em um período de grande turbulência.
O fim de uma era
Após a resolução do desafio anterior, Andrew definiu que estava na hora de vender a empresa e partir para outra jornada. O primeiro passo foi contratar um banco de investimento para espalhar a notícia da venda. A partir desta parte, Andrew detalha como se constrói e desenrola todo o processo de venda de uma startup. Os próximos capítulos serão apenas citados abaixo.
Os empreendedores devem pensar mais como investidores-anjo?
Quem precisa de investidores? Muitas startups deveriam realizar bootstrap ao invés de buscar investimento.
5 maneiras de o boostrap fazer sua empresa melhor
Quer crescer sua startup? Use o storytelling para arrasar com a concorrência
Como fazer da competição seu grande ativo comercial
Como eu ajudei uma empresa de SaaS crescer mais de 1000% em menos de 9 meses
Saiba quais são suas possibilidades de saída
Como estimar o valuation
6 passos para preparar sua startup para aquisição
O que esperar do processo legal de aquisição
Como sobreviver à due diligence
Como negociar uma carta de intenção de compra
Porquê a aquisição por financiamento pode salvar a negociação
Porquê empresas SaaS podem ser ótimas aquisições
Se você gostou desse post ou se tem críticas a fazer, utilize a seção de comentários ao fim desta página para compartilhar conosco sua opinião. Você também pode conferir resenhas de outros livros aqui.