Nome | Mais Esperto que o Diabo: O mistério revelado da liberdade e do sucesso |
---|---|
Autor(es) | Napoleon Hill |
Editora | Citadel |
Ano da edição | 2011 |
O livro Mais Esperto que o Diabo foi escrito por Napoleon Hill, que se tornou um dos maiores autores de empreendedorismo e autoconhecimento, em 1938. Por se tratar de uma história não muito conservadora, acabou ficando na gaveta por vários anos, até que foi lançado em 2011. Trata-se de uma entrevista fictícia que o autor fez com o próprio diabo. O Diabo lhe apresenta as inúmeras armadilhas que ele criou para que os seres humanos se tornassem seres alienados e ficassem presos em sua própria mentalidade limitada. Pessoas alienadas seriam, de acordo com o “tinhoso”:
A melhor definição que possa dar para a palavra alienação é afirmando que todas as pessoas que pensam por si mesmas nunca se alienam, enquanto aquelas que não pensam, ou pensam o mínimo possível, são as chamadas alienadas. Um alienado é aquele que se deixa ser influenciado e controlado por circunstâncias externas à sua mente. Ele prefere deixar que eu ocupe sua mente e use o seu intelecto do que ter o trabalho de pensar por si mesmo. O alienado é aquele que aceita qualquer coisa que a vida lhe oferece sem julgar ou lutar por aquilo que quer, porque na verdade ele não sabe o que quer da vida e gasta boa parte de seu tempo tentando justamente descobrir isso! Um alienado emite muitas opiniões, mas elas não são suas. A maior parte delas provém de mim. O alienado é aquele que é muito preguiçoso para usar o seu próprio cérebro. E esta é a principal razão de por que eu consigo assumir o controle de seus pensamentos e plantar as minhas ideias na sua mente.
Napoleon Hill
O objetivo de Napoleon é demonstrar as formas possíves de se superar essas armadilhas impostas e assim, alcançar o sucesso. O que o autor tenta transmitir ao leitor é que as pessoas têm o controle total de suas vidas, mas a grande maioria acaba se deixando levar pelos seus medos, conveniências, dogmas religiosos, entre outros fatores limitantes, e se entregam ao poder do “Diabo”, de onde dificilmente conseguirão sair. Os principais medos seriam o medo da pobreza, da crítica, da perda da saúde, da perda do amor, da velhice e da morte. Através desses medos que criam uma energia negativa é que o Diabo consegue adentrar a mente das pessoas e estabelecer seu poder. Percebe-se então, que o pensamento positivo é a grande triunfo para se escapar do mesmo.
Para quem quiser obter o livro no formato físico ou no formato Kindle, segue o link para a loja da Amazon abaixo. Se você gostou desse post ou se tem críticas a fazer, utilize a seção de comentários ao fim desta página para compartilhar conosco sua opinião.