No Rastro da Notícia
Os bastidores das reportagens de um dos maiores jornalistas investigativos do Brasil.

Nome | No rastro da notícia: os bastidores das reportagens de um dos maiores jornalistas investigativos do Brasil. |
---|---|
Autor(es) | Roberto Cabrini |
Editora | Planeta |
Ano da edição | 2019 |
Neste livro “No rastro da notícia”, o grande jornalista Roberto Cabrini traz detalhes sobre algumas das suas reportagens mais marcantes ao longa da sua extensa carreira. São 10 capítulos, cada um dedicado a uma das histórias. A leitura é, por vezes, emocionante, pois os bastidores das grandes histórias são mais incríveis que a própria reportagem em si. Marcado em sua carreira pela competência, seriedade, e altíssima credibilidade, Cabrini conseguiu feitos que poucos jornalistas puderam alcançar, tudo isso graças ao respeito que todos têm pelo seu trabalho. A ousadia e coragem do jornalista contagiam o leitor e torna a leitura repleta de surpresas e personagens extremamente intrigantes.
Senna, o dia que não terminou
O primeiro capítulo de “O rastro da notícia” é dedicado ao dia da morte do piloto Ayrton Senna. Cabrini foi o repórter que informou em primeira mão a morte do brasileiro, e acompanhou muito de perto tudo o que ocorreu desde a batida até o anúncio oficial. Muitos detalhes importantes foram ocultados do público à época, mas são finalmente trazidos à tona pelo jornalista.
E assim descobri PC
Em seguida, temos a história da reportagem com o ex tesoureiro do presidente Fernando Collor, PC Farias. PC estava foragido mas foi encontrado por Cabrini, graças a sua incansável capacidade investigativa. Como se não bastasse tê-lo encontrado, Roberto ainda conseguiu uma entrevista inédita com ele. A ousadia e coragem dele é destacada pela primeira vez nesse capítulo, mas logo nos seguintes veremos que isso era o seu padrão de comportamento, e o grande segredo de todo o seu sucesso.
O segredo da sacristia
Um dos capítulos mais impactantes de “O rastro da notícia” é este, que trata da investigação e cobertura feita pelo jornalista sobre casos de assédio sexual de coroinhas menores de idade na Igreja Católica, no Brasil. Os detalhes são pesados e vemos novamente que o limite da prudência do jornalismo foi extrapolado por Cabrini. Pouquíssimos profissionais teriam mergulhado tão a fundo nessa arriscada investigação.
Iraque, o enigma das mil e uma noites
Aqui, Cabrini conta a história de sua segunda ida ao Iraque para cobrir a realidade cruel e espantosa do povo iraquiano, completamente desconhecida ou ignorada no Ocidente. Sem dúvidas é um dos capítulos mais tristes e chocantes do livro. Se achávamos que Cabrini extrapolou alguns limites em matérias anteriores, neste e no próximo vemos que a extrapolação de limites passou a tomar proporções gigantescas na carreira do jornalista.
Em nome de Alá
Com semelhanças em relação a tristeza, crueldade e choque do capítulo anterior, este é a história da cobertura que Cabrini fez da ascensão do Talibâ no Afeganistão. Enfrentando um risco de vida enorme, ele e sua equipe desafiaram a guerra, o extremismo religioso, e a própria morte para trazer informações a nós, de um lugar esquecido por Deus e destruído em nome Dele.
Relatos de um sequestro
Mais uma história repleta de riscos e coragem, esta trata-se da cobertura que Cabrini fez das FARC, Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, enquanto esteve sequestrado pelo grupo. Sim, isto mesmo. Um sequestro temeroso transformada em uma grande reportagem.
A verdadeira história do voo 254
Neste capítulo de “O rastro da notícia” o jornalista traz à tona os fatos reais que desencadearam um acidente aéro em plena floresta amazônica. A partir da confrontação de informações oficiais com os relatos do piloto e copiloto, Cabrini descobre a verdade e nos apresenta um dilema: seria o piloto herói ou vilão?
Frente a frente com o senhor do tráfico
O acaso ajuda quem cedo madruga. Todo grande profissional precisa de sua dose de sorte. Neste caso, ao preparar-se para uma entrevista com um peixe grande do mundo do crime, Cabrini conseguiu fisgar o próprio tubarão.
O monstro dos músculos
Mais uma história internacional, dessa vez com o atleta Ben Jhonson, pego no doping nas Olimpíadas, e seu treinador, tido como quem incentivou o uso da droga.
A um passo da eternidade
Para encerrar a obra “No rastro da notícia”, Cabrini traz uma história emocionante de uma pessoa em seus últimos dias de vida, encarando a morte da forma mais brilhante e original possível. Uma história surpreendente e comovente para concluir este excelente livro.
Se você gostou desse post ou se tem críticas a fazer, utilize a seção de comentários ao fim desta página para compartilhar conosco sua opinião. Você também pode conferir resenhas de outros livros aqui.